4/03/2009

A passagem da noite

A passagem da noite é um filme de Luís Filipe Rocha, que trata do aborto. É este um tema muito actual e que está criando muita polêmica pela reforma desta lei. A protagonista é Mariana, tem 17 anos, vive na periferia de Lisboa e é estudante de liceu. Um dia vê-se confrontada com uma situação desesperada: é violada por um toxicodependente e descobre mais tarde estar grávida. Por medo, vergonha ou raiva decide encobrir de todos - pais, namorado, amigos, polícia e tribunal - e enfrentar o sucedido sozinha. Apenas um insistente inspector da judiciária, uma espécie de anjo da guarda, e uma prostituta pragmática assistem ao percurso secreto de sobrevivência à violação, subsequente gravidez indesejada e possível contaminação com sida desta jovem, que se vê assim forçada a uma "passagem" para a idade adulta conturbada. Uma história que retrata a passagem de uma fase inocente da adolescência para a vida adulta, de forma muito cruel, repentina e prematura

10 comentarios:

Anónimo dijo...

Gostei muito do filme porque o tema é actual e hoje em dia há moitas violaçãos.
O que não acho normal é que a rapariga não dissese nada os colegas e à familia. Considerou que era o melhor para ela. Queria passar tudo sozinha. É a passagem da infância à madurez.

Miguel 4ºc

Anónimo dijo...

o filme é muito interesante por que trata de um tema que pode passar na realidad.tambem pode esnsinar as raparigas como tem que fazer si le passa o mesmo.Mais acho que os actores nao sao muito boms.

toño 4c

Anónimo dijo...

Na minha opinião o filme esteve muito bem e gostei muito porque foi muito interessante.
Un dos temas principais do filme foi que a Mariana sufreu uma violação e ficou grávida, ela queria abortar.
A respeito do tema do aborto eu acho que se uma rapariga chega a os 16 anos ela pode decidir por si própria, já que é o seu filho e o seu futuro.
Ruben. 4ºC

Anónimo dijo...

A mim pareçeume um filme muito interesante pois fala dum tema que afeta a muitas raparigas na actualidade:as violações. É um problema muito grave pois as raparigas violadas podem ficar grávidas e isto destrue a vida de muitas delas. Além disso, as raparigas novas preferem abortar ou dar a criança em adopção.

Cristina 4ºC

Anónimo dijo...

Eu gostei muito do filme.Pareceu-me muito realista.Acho que o tema do filme é muito serio e então fazer filmes assim é uma boa forma de aprender e informar-se sobre o aborto e sobretudo em adolescentes como é neste caso.

carlota

Anónimo dijo...

Gostei muito do filme porque acho que foi muito interesante e fala de temas que pasan na vida cotiá, como ficar grávida, abortar, ou duma violacão. O filme tinha um argumento entretido e o feito de que a rapariga quixera dar a criança en adopção en vez de abortar faite pensar en muitas das coisas que podem ocorrer.

Sonia 4ºC

Anónimo dijo...

Gostei muito do filme porque tratou temas muito interesantes. O mais relevante o do aborto duma rapariga adolescente. Eu acho que o tema do aborto é muito serio, e esa decisão é dificil. Também o tema da adolescência sobre o que tratou interesou-me muito, já que manter uma relação cordial entre filhos e pais é complicada, e esta é a minha opinião como adolescente que são.


KAREN QUINTELA PEÓN

Anónimo dijo...

Este filme é muito interessante já que trata temas actuais e importantes.
O filme gira o redor da violação de uma rapariga e as causas que isto traz.
Eu gostei moito do filme por todo isto, já que relata realidades que há gente que se nega a ver, como o problema do aborto. Na minha opinão cada um faz o que quer com seu corpo mas há gente que não concorda com isso.



Xela 4ºC

Anónimo dijo...

o filme é muito interesante e apredemos muitas coisas acoselho a ver o filme.

Anónimo dijo...

olhem isto é assim , eu gostei do filme pk a gaja que foi violada é toda boa e davav uma bela duma foda com ela xDD